quarta-feira, agosto 26, 2015

Alunos trocam os cursinhos tradicionais por plataformas de ensino na internet

Por Carolina Ignaczuk

Foi-se o tempo em que fazer cursos pré-vestibular era um privilégio para poucos. Em um mundo cada vez mais tecnológico, estudantes apostam em aulas online para economizar tempo e dinheiro. Um curso presencial pode custar R$ 30 mil por ano, enquanto isso, as videoaulas contam com anuidades que não passam de R$ 300,00.

Sem condições de pagar por um cursinho, a estudante de medicina Cláudia Rose, 19, optou pelas aulas do site Descomplica, atualmente a maior plataforma de ensino online paga no Brasil. O site que já conta com 8,5 milhões de acessos por mês, também disponibiliza simulados, correção de redações e plantões de dúvidas.

Além do Descomplica, outros sites pagos como o Me Salva!, Stoodi e Kuadro podem auxiliar os alunos durante esse período de preparação. Todos eles possuem canais no YouTube, onde disponibilizam parte de suas aulas para atrair a atenção dos estudantes.

Patrícia Cavalcante, professora da faculdade de educação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), diz que a escola se tornou desinteressante, pois vê os alunos como passivos. Com isso, é inevitável que eles procurem um material dentro do contexto deles.

Acessar os vídeos de qualquer parte do país, aliado ao conforto e ao baixo investimento, são os motivos que os alunos têm para justificar a preferência pela internet. Esse é o caso da estudante Thamires Silva Rocha, 21, que trocou o cursinho no centro de São Paulo, onde demorava três horas para chegar, pela plataforma de estudo Stoodi. “As seis horas que eu gastava no trânsito são seis horas fazendo exercício. Na videoaula você não perde nada. Se você não entende, pode voltar e repetir de novo”, diz a vestibulanda.

Com explicações didáticas e qualidade educacional, essas plataformas de ensino online provam que a internet pode levar a informação para qualquer lugar do país.

Fonte original

Nenhum comentário:

Postar um comentário