quarta-feira, agosto 26, 2015

Pesquisa do IBGE aponta que há um PM para proteger 574 catarinenses


Por Aline Christina Brehmer

Uma pesquisa realiza pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que os catarinenses não estão tão seguros quanto desejam. Dados coletados pelo órgão informaram que Santa Catarina é, proporcionalmente, o quarto estados que menos possui policiais militares (PMs) por habitante – sendo que para cada 574 pessoas, há um policial.

Mesmo o melhor resultado, obtido por Brasília – que tem um PM para cada 194 cidadãos – não proporciona sensação de segurança. Apesar da Organização das Nações Unidas (ONU) não fazer nenhuma recomendação quanto ao número ideal de PM por morador, a ideia de ter apenas uma pessoa para proteger outras 500 ou 200 assusta os cidadãos.

Quando o assunto são policiais civis, as estatísticas são mais alarmantes: um policial para cada 2.079 catarinenses. Em um comparativo com 2013, é possível confirmar que a situação não melhorou. Há dois anos haviam 425.248 PMs, o que dava um para cada 473 moradores brasileiros.

Frente aos dados, a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) divulgou uma nota, onde consta que: “Atualmente, há um processo em andamento na Polícia Militar para a inclusão de cerca de 650 novos policiais militares (o processo está na sexta fase do concurso, com previsão de término até outubro). E já foi concluído o processo de concurso público para a Polícia Civil para a inclusão de delegados, agentes, escrivães e psicólogos”.

A boa notícia é que a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica predominou. Segundo a pesquisa, a polícia esteve ativamente presente em 45,2% dos municípios e em 24 das 27 cidades da federação.

A realidade não atinge somente SC. Estados como Paraná e Maranhão também estão abaixo do esperado, com um PM para 630 e 881 habitantes, respectivamente.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário