quarta-feira, agosto 26, 2015

Poliomielite: Quase metade das crianças não foram vacinadas

Por Janaína Proença

No próximo dia 31 de agosto termina a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Das 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos que deveriam ser vacinadas, apenas 6,4 milhões compareceram aos postos de saúde até o momento. A campanha que começou no dia 15 de agosto, serve para atualizar o calendário vacinal das crianças, e não há previsão para que seja prorrogada.

A Poliomielite é conhecida popularmente como Paralisia Infantil, e é uma doença infectocontagiosa grave. Pode causar sérios danos ao sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nas pernas e na maioria das vezes não leva ao óbito.

No Brasil, a doença não é registrada desde 1989, porém a prevenção se faz necessária devido aos outros lugares que ainda não conseguiram erradicar a doença, como por exemplo a Ásia e a África. A vacina tem quase 100% de eficácia comprovada, podendo ser aplicada mesmo em crianças com sintomas de diarreia, coriza e tosse. Apenas são indicados para avaliação médica os pacientes que apresentam febre de 38° ou sensibilidade à algum dos componentes da fórmula.

Durante este período de campanha, os postos de saúde também estão oferecendo outras vacinas como: tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano e outras. Para acompanhamento, é importante a apresentação da carteira de vacinação da criança. “Até mesmo o pai que não possui mais a caderneta de vacinação do filho e não se lembra quando foi a última dose, deve ir a um posto de vacinação. Como a campanha serve como reforço da vacinação, todas as crianças devem ser levadas às unidades de saúde para continuarem protegidas da paralisia infantil” complementa o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário