sábado, agosto 29, 2015

SC tem a quarta menor polícia do Brasil em relação ao número de habitantes

Por Alexandre Aicardi


Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa realizada durante o ano de 2014 no país, o Estado possui um policial para cada 574 habitantes, na vigésima quarta posição.

A maior concentração de policiais por número de habitantes fica no Distrito Federal, com um PM para 194 cidadãos e Santa Catarina esta a frente apenas dos estados do Piauí (um policial para 597 habitantes), Paraná (um para cada 630 habitantes) e Maranhão (um para cada 881 habitantes).

Na Polícia Civil, SC é o nono pior do Brasil, com um policial para cada 2.079 habitantes.

Esta pesquisa investigou os 5.570 municípios do país e a partir da coleta de informações sobre nove temas, contemplou questões relacionadas a recursos humanos, educação, saúde, direitos humanos, segurança pública, segurança alimentar, inclusão produtiva, comunicação e informática e vigilância sanitária.

O estudo aponta que o Brasil tem 425.248 policiais militares, equivalente a um policial para cada 473 habitantes e que menos de 10% são mulheres no efetivo da Polícia Militar. Na Polícia Civil, o percentual é de pouco mais de 26%.

No Estado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) contesta o estudo  e avalia que só o número de habitantes não pode ser o parâmetro considerado  para a definição de quantidades de efetivo policial. Área geográfica, densidade, filosofia de policiamento, incidência criminal, tecnologia disponível e diferentes realidades sócio-culturais também devem ser levados em consideração, conforme entendimento do secretário César Grubba.

Em nota "O parâmetro comumente utilizado por jornalistas, acadêmicos e mesmo órgãos de governo, referindo-se a uma proporção ideal de "um policial para cada grupo de 250 habitantes" não tem qualquer fundamento nem respaldo técnico, logo, não é adotado pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina", diz a SSP.

Matéria original e complementar

Nenhum comentário:

Postar um comentário