quarta-feira, setembro 09, 2015

Campanha de vacinação contra a poliomielite segue até o fim de agosto

Por Tatiane Signorelli

No sábado (15) foi o dia D da 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no Brasil. Iniciada no dia 15 de agosto a ação segue até o dia 31. Ainda que a campanha seja divulgada em diversos meios de comunicação, quase a metade das crianças esperadas para tomar a famosa “gotinha” não foram imunizada.

Segundo o Ministério da Saúde aproximadamente 6,4 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos tomaram a vacina. E alerta que não há probabilidades de prorrogação da campanha.
Mesmo que o último caso de paralisia infantil tenha sido em 1989, a vacinação é obrigatória para as crianças dessa idade, embora elas tenham o esquema de vacinação contra a poliomielite completa.

A Campanha Nacional contra a Poliomielite tem o objetivo de atualizar o calendário vacinal das crianças que não tomaram outra vacina da rede pública. Para que o profissional de saúde acompanhe o histórico de vacinas da criança, é importante que os responsáveis levem a caderneta ao posto de vacinação.

“Até mesmo o pai que não possui mais a caderneta de vacinação do filho e não se lembra quando foi a última dose, deve ir a um posto de vacinação”, disse Antônio Carlos Nardi, secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Com quase 100% de eficácia, pode ser aplicada mesmo em crianças com tosse, coriza ou diarreia. Em casos como infecções, febre acima de 38ºC ou hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde orienta os responsáveis a procurar um médico para uma avaliação.

A paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave. Raramente, a criança não vai a óbito quando infectada, porém ela adquire sérias lesões que afetam diretamente o sistema nervoso, provocam paralisia irreversível, principalmente nas pernas.

Matéria Original

Nenhum comentário:

Postar um comentário