quarta-feira, setembro 30, 2015

Crimes na internet em Santa Catarina

Por Sabrina Santos da Silva

Os crimes na internet estão cada vez mais frequentes, podemos levar em consideração esse aumento ao maior acesso e comunicação online. O número de vítimas de compartilhamento de fotos íntimas conhecidos como "nude selfie" e "sexting", em sites e aplicativos de celulares, como o WhatsApp dobrou nos últimos dois anos no país.

Em Blumenau este crime é frequente há muito tempo. Uma das primeiras situações que eu presenciei deste crime foi o vídeo da menina da escola Barão, recebi o vídeo intimo pela internet e me perguntei, como isso? Fiquei assustada, mas como isso está acontecendo? Não tardou muito para a cidade inteira receber este vídeo e compartilhar o que na época ocasionou muita discussão sobre o acesso fácil a internet. 

Outra situação em que acompanhei de perto foi o vídeo da moça da “Feijoada do Riska Faca” novamente me deparei com o mesmo crime, vídeos íntimos divulgados na internet. Mas desta vez a divulgação foi ainda maior, e mais rápida devido a chegada do WhatsApp e com isso pude perceber que quanto mais meios de comunicação online mais rápido o crime se desloca. 

Delitos virtuais não envolvem somente divulgação de vídeos ou fotos intimas. Em 2013, Florianópolis foi o centro das atenções devido as tentativas de invasão ao sistema de gerenciamento da prefeitura por pessoas desconhecidas. Além deste tipo de crime também temos um exemplo que aconteceu em Joinville e ganhou repercussão nacional. Um homem publicou no Facebook a conversa em que sua namorada marcava encontro com um professor.

O que fazer se você for vítima de um crime da internet

Desconecte o cabo da rede e do telefone do seu computador. Isso pode evitar que o agressor receba seus dados.

Faça a verificação do seu computador com um programa antivírus atualizado.

Feche imediatamente as suas páginas, e-mails contas entre outras páginas pessoais para evitar maiores danos.

Altere suas senhas de acessos imediatamente. 

Registre um boletim de ocorrência com a polícia em uma delegacia ou online

Nenhum comentário:

Postar um comentário