quarta-feira, setembro 30, 2015

Internet: Terra de ninguém ou não?

Por Janaína Proença

Há cada ano que passa, novos tipos de aparelhos tecnológicos surgem. E eles vem com tudo, visando facilitar o nosso dia a dia e aproximar cada vez mais as pessoas umas das outras. Com a utilização da internet, as fronteiras geográficas já não são mais um problema quando o assunto é se comunicar. Atualmente fotos e vídeos podem ser facilmente compartilhados em redes sociais como o Whatsapp, Instagram, Facebook e outros. E se por acaso você conhecer um lugar muito legal, simplesmente se pode fazer um Check-in  para que seus amigos fiquem por dentro do que está acontecendo. Mas e a privacidade, onde fica?

É claro que todos têm o direito de postar o que quiser, e onde quiser. Isso é assegurado pela Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Conhecida como o Marco Civil da Internet, ela garante proteção aos usuários e penalidades aos que divulgam conteúdos pessoais sem a autorização da referida pessoa. Mas mesmo com a lei a favor do usuário, existem pessoas que utilizam as redes sociais com má fé, e não é preciso ir muito longe para verificar essa situação.

Aqui mesmo na região do Vale do Itajaí conseguimos presenciar histórias onde a internet é usada para atingir alguma pessoa. Um caso recente é de um menino que na época tinha apenas nove anos, morador da cidade de Ilhota. Ele foi sequestrado em 2014 e os bandidos alegaram que o crime foi planejado com base no Facebook da família. Outro caso, um tanto mais grave, foi registrado ainda na época do falecido Orkut, onde uma menina de mais ou menos 15 anos teve um vídeo intimo divulgado na internet. O caso não foi muito divulgado pela mídia local, mas abalou muito os familiares e amigos da vítima, que foi hostilizada por algumas pessoas.

Sem contar os casos de Cyberbullying, que acontecem online e muitas vezes são proferidos por contas falsas na rede, podendo causar um impacto psicológico muito grande nas vítimas. Enquanto um cidadão que sofre Bullying na escola por exemplo, consegue voltar para a família e tentar esquecer o ocorrido, no mundo virtual a ofensa se espalha com uma maior rapidez, o que pode causar um impacto maior na vida da pessoa.

As conquistas dos direitos, reafirmadas pelo Marco Civil da Internet, demonstram o quando o apelo popular também pode ser eficiente na hora de cobrar as medidas cabíveis aos crimes que são cometidos na rede. O debate para que a sociedade fique a par dos limites que lhes são impostos é importante, principalmente para que se possa utilizar esse benefício com sabedoria. Hoje, a
internet não é mais terra de ninguém, como dizia o ditado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário