quarta-feira, setembro 30, 2015

O discurso do ódio contra nordestinos durante a eleição de 2014

Por Francieli Corrêa

A eleição de 2014 ficou marcada na história dos brasileiros pelas manifestações preconceituosas que invadiram as redes sociais, principalmente após o resultado do segundo turno, que apontou a reeleição de Dilma Rousseff para a presidência do Brasil. Em poucos minutos, mensagens em forma de texto e imagens começam a ser postadas e compartilhadas nas mais diversas ferramentas da internet. Uma nova palavra caiu no conhecimento popular do país: a xenofobia. Muitos, até então, nunca haviam ouvido essa expressão que, de um momento para o outro passaram a vê-la em várias notícias que retratavam esse episódio social do momento.

Devido, também, ao grande número de candidatos e as suas variadas visões sociais e religiosas, as páginas da web foram utilizadas por eleitores para as mais diversas formas de preconceito como o racismo, homofobia, intolerância religiosa e xenofobia. Esta última, como já foi dito, se destacou com o resultado que apontava 51,64% dos votos a favor da presidente Dilma. Ao passo em que se desenhou o mapa da eleição nos canais da televisão mostrando a preferência obtida pela candidata eleita, principalmente na região Norte e Nordeste, mensagens como “O Sul é meu país” e "#EuvoteiAécio45" passaram a ser os termos mais usados nas redes sociais.

Paralelo a isso uma enxurrada de comentários preconceituosos tomou conta das telas dos computadores. Mais de 300 páginas foram criadas após a reeleição para promover e o ódio contra nordestinos e nortistas. Mensagens como “Dá vontade de ir para a África, pegar e ebola e viajar pro Nordeste, pelo menos seria um herói nacional. ” e “Odeio o Nordeste” resultaram em respostas que defendendo os nordestinos e repudiando as mensagens ofensivas, mas também, resultou em outras mensagens rebatendo os xingamentos com outros insultos ao moradores do Sul do país.

A discussão em redes sócias sobre os resultados da eleição fez aumentar em 84% no número de denúncias de crime de ódio cometidos na web, além de fazer aflorar o desconforto social entre as regiões do país. Os dois candidatos que concorreram no segundo turno (Dilma Rousseff e Aécio Neves) repudiaram o os insultos e pediram a união dos brasileiros.

No Brasil são considerados crimes o discurso do ódio e a descriminação em relação a origem. A lei 7.716 traz artigos que definem esses crimes e suas punições. As vítimas de crimes cometidos através da internet têm uma outra ferramenta para auxilia-las, é A Central Nacional de Denúncia de Crimes Cibernéticos, que recebe e dá orientações sobre qualquer tipo de crime sofrida na web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário