quarta-feira, outubro 28, 2015

Cucawagen torna o desfile da Oktoberfest mais doce

Por Aline Christina Brehmer e Francieli Corrêa

Meses de treinamento, dedicação, criatividade e animação são os ingredientes que resultam no típico e aclamado desfile da Oktoberfest, uma das principais atrações da festa há 32 anos. Trazer alegria para a vida do público é consequência – a verdadeira missão está em resgatar os valores da cultura alemã, tão forte no município e tão característica do evento. Quem pensa que é uma tarefa fácil se engana. Neste ano, o desfile recebeu e teve aceito por seu fiel público um novo grupo: o Cucawagen

Oktober - Aline e Fran (1)

Trajados de azul, a equipe é também conhecida como ‘Carro da Cuca’ – visto que o veículo está recheado de cuca, até mesmo no telhado. O líder do grupo, Michel Schmitt, explica que não foi fácil encontrar um tema e, mesmo após terem a ideia, o desafio em trabalha-la e torna-la atrativa foi grande. “Nosso primeiro tema foi a música, mas como ele já estava sendo trabalhado decidimos focar na gastronomia. Fizemos uma pesquisa para saber o que estava faltando no desfile, e percebemos que há um doce presente nos cafés de praticamente todos os alemães: a cuca. A partir disso, começamos a bolar todo o restante – trajes, alegoria, carro e os demais itens necessários”, relembra.

A iniciativa de participar partiu de Schmitt que, quando viu no início deste ano que a Prefeitura Municipal de Blumenau lançou um edital convocando duas novas atrações, não pensou suas vezes em juntar as pessoas interessadas para formar o grupo – composto por pessoas apaixonadas pela cultura alemã e pela tradição da festa, o que garantiu o sucesso da equipe, composta por 40 integrantes, nos seis desfiles realizados neste ano nas quartas-feiras e aos sábados.



Schmitt comenta no áudio acima que já desfilava em outros grupos nos anos anteriores e sempre sentiu muita satisfação em estar na rua XV, participando de toda a celebração e alegria que a Oktoberfest proporciona a seus espectadores. Ele comenta que nem mesmo o grupo esperava tamanha repercussão. ‘O Cucawagen ficou muito conhecido e foi aplaudido. Para nós foi uma imensa satisfação, prova de que todo trabalho realizado vale muito a pena. Colhemos os frutos”, ressalta.
Questionado sobre o motivo pelo qual a palavra ‘Cuca’ não foi traduzida para o alemão, ele explica que a ideia foi debatida, mas, como a palavra “Blechkuchen” não é de conhecimento geral dos blumenauenses, houve receio de que o tema não fosse imediata e claramente compreendido – o que afetaria negativamente tanto o trabalho desenvolvido quanto a missão de resgatar os valores.

Devido às recorrentes chuvas no mês de outubro, o desfile do dia 21 ocorreu dentro dos pavilhões da Vila Germânica – entretanto, nada afetou o ânimo dos participantes que, novamente, fizeram seu desfile de forma impecável e arrancando ainda mais elogios e admiração do público. No total, 96 grupos desfilaram neste ano pela festa – cada qual com seu tema. Em meio a tantas atrações, o sucesso alcançado é motivo de sobra para que o grupo comemore seu primeiro ano de desfile. No que diz respeito a quanto tempo o Cucawagen continua participando dos desfiles da Oktober, Schmitt explica que o contrato feito tem duração de cinco anos, dependendo do trabalho realizado pelo grupo nos próximos cinco desfiles. Entretanto, a primeira experiência que tiveram em 2015 é incentivo o suficiente para que, a cada ano, o grupo traga ainda mais novidades, cor, sabor e alegria para a festa mais alemã das Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário