quarta-feira, outubro 28, 2015

Inimigo oculto: Os perigos do universo on-line

Por Thomas Madrigano

É fato que nas últimas duas décadas os avanços tecnológicos revolucionaram o comportamento social das pessoas. A possibilidade do anonimato e a proteção do “mundo virtual” transformaram a internet em um lugar sem lei. Com o advento das redes sociais e o surgimento de hordas de pessoas capazes de serem ao mesmo tempo emissoras e receptoras, o relacionamento virtual invadiu um espaço nunca antes explorado.

Ofensas e ameaças tonaram-se banais. Todos ainda estavam se adaptando a essa nova realidade. A internet parecia, a um primeiro momento, uma espécie de video-game. Aquilo não era vida real, portanto não exigia o mesmo comportamento que se tem nas ruas com pessoas de verdade. Era um campo onde todos poderiam extrapolar, e virarem personagens de si mesmos.

Com o passar do tempo, as leis foram sendo aplicadas ao universo on-line, criando regras e jurisprudência que, pouco a pouco, moldavam o comportamento na internet e indicavam uma nova era do mundo virtual. Ainda assim, há muita gente que continua encarando as redes sociais como um local onde tudo se pode.

Os hackers desde o começo da internet encontraram aí a possibilidade de usarem seus conhecimentos para obter algum tipo de vantagem, ou mesmo atazanar e constranger pessoas. Frequentemente, vemos casos de pessoas que desviam centavos de contas alheias para uma conta própria. Devido ao baixo valor, o cliente lesado nem desconfia de que foi roubado, e o criminoso consegue acumular uma fortuna.

Caso conhecido foi o de um americano que roubava valores baixos de empresas como o Google e o PayPal. Ele se aproveitava de serviços como o E-trade e Schwab, que, para verificar a existência de uma conta, depositava alguns centavos nela. O hacker conseguiu abrir 58 mil contas e coletou o dinheiro utilizando um registro bancário feito com uma identidade falsa.

Tudo isso nos leva a pensar que tanta tecnologia nos torna mais vulneráveis, porque as pessoas que querem nos prejudicar nem sempre estão visíveis. Portanto, é preciso cuidado redobrado no universo on-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário