quarta-feira, novembro 18, 2015

A atuação do jornalista digital no mercado de trabalho

Por Jotaan Sérgio da Silva
Foto: Reprodução Portal blogmidia8.com
Depois de seu lançamento comercial, é inegável que a tecnologia digital está mais do que consolidada no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), divulgada em 2014, a internet já está em 32,3 milhões de residências pelo país.

Desde seu enraizar, o mundo digital potencializou interações, possibilitando às pessoas se conhecerem e comunicarem entre si. A partir disto, fez-se um novo e amplo ambiente para se desvendar, estudar e, claro, trabalhar. A partir daí, cria-se a cibercultura.

Se a cultura muda, o modo de viver e receber informações também se alteram. E juntamente, as profissões precisam também se adaptar e moldar. Ao que se tem notícia, é durante os anos de 2000 que a internet começa a se tornar uma plataforma para veiculação de textos jornalísticos. Agora, além da impressa, presta-se a devida atenção as mídias digitais.

O jornalismo digital não define-se apenas como o trabalho de produção e/ou alocação de reportagens na plataforma digital, faz-se necessário o conhecimento do público, do ambiente, o planejamento, as estratégias para se elaborar e utilizar de ferramentas antes não utilizadas com tanta frequência e agilidade, como: fotos, áudios, vídeos, chats, enquetes, comentários, entre outras. Essa convergência é, deveras, primordial para que se produza o melhor conteúdo da informação, e que esta chegue de forma correta ao leitor e, que ao fim, receba uma resposta positiva por parte deste.

Eis a diferença e a grandeza da mídia digital: enquanto o jornal impresso – entregue pela manhã na porta de casa – é fechado com notícia da noite, a internet é, sobretudo, veloz, as informações chegam a qualquer hora, de todos as formas e, para consumi-la basta pegar o telefone, o tablet.

Logo, a diferença destas é que na internet o conteúdo, a notícia, é em tempo real, com uma linguagem rápida e adequada cada meio, mantendo a credibilidade. O jornalista tem hoje um desafio diário, pois, seu público tende a ser ‘monstruosamente’ maior e repleto de fontes para conseguir a informação.

De encontro a isso, o jornalista tem a seu dispor inúmeras e valiosas ferramentas para realizar um ótimo trabalho, com estratégias bem pontuadas e praticadas, um planejamento de acordo com o objetivo. Tem, lado a lado, fontes, contatos, mais fáceis, ágeis e práticos. Basta um clique para eternizar – ou não.

Sabendo usar da forma correta, o jornalista, bem como demais profissionais, tem seu espaço garantido no mercado de trabalho, bastante vasto quando se trata de plataformas digitais, já empregadas mundialmente.

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