quarta-feira, novembro 11, 2015

Cuidado redobrado na internet

Por Débora Ramos

É perceptível que o avanço da tecnologia nos últimos anos revolucionou a vida de muita gente. Mas com esta revolução muitas coisas aconteceram, e nem tudo que aconteceu nesses últimos anos favoreceu muita gente. Os crimes virtuais acontecem todos os dias, e no mundo da internet ninguém está imune a isto, a simples possibilidade do anonimato e a proteção que acontece neste "mundo" transformaram a internet em um lugar sem normas. O surgimento das redes sociais trouxe consigo diversos adeptos, e com eles os aproveitadores.

No início desta nova era, muitos ainda estavam se acostumando a esta realidade, que aos olhos da maioria era algo distante. A verdade é que este mundo não é algo real, e consequentemente não se exige o mesmo comportamento que se tem, ao encontrar um conhecido na rua, por exemplo. Este é um meio onde todos podem ser o que quiserem, tornando-se qualquer personagem.

Devido a diversos acontecimentos no mundo virtual, e com o passar dos anos, foram criadas novas leis que foram aplicadas ao mundo on-line, criando regras, que aos poucos foram moldando o comportamento na internet, mas ainda assim existem muitos que se acham no poder de passar por cima destas regras, e infelizmente muitos deles conseguem.

Os aproveitadores, mais conhecidos como hackers, desde o início da internet encontraram aí uma possibilidade de usar seus conhecimentos para obter algum tipo de vantagem, e até mesmo constranger e humilhar pessoas. Frequentemente surge alguma notícia de alguém que foi lesado por algum destes aproveitadores. E estes crimes acontecem das mais diversas formas, seja por desvio de dinheiro das contas bancárias, uma compra mal sucedida na internet, pessoas que confiam demais...

Todos estes fatores nos levam a pensar que tanta tecnologia, e "facilidade" nos tornam ainda mais vulneráveis, simplesmente pelo fato de que as pessoas que querem nos prejudicar, nem sempre são visíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário