quarta-feira, novembro 11, 2015

Ex-prefeito de Blumenau defende Oktoberfest com maior público

Por Jotaan Sérgio da Silva.

Oktoberfest 2015
Público do último sábado da Oktoberfest 2015. Foto: Jaime Batista/Blog do Jaime.
A Oktoberfest de Blumenau, a maior festa alemã das Américas, chegou a sua 32ª edição em 2015. O evento, iniciado em 1984, 60 dias após a enchente daquele ano, foi crescendo cada vez mais, e assim se tornando um chamariz para o município. A cidade metropolitana do Vale do Itajaí é conhecida em todo Brasil, e fora dele, por conta da Oktober. Até por conta disso, ela continua recebendo tanto público ano após ano.

Na primeira edição, em 84, 102 mil pessoas participaram da festa alemã em Blumenau. No ano seguinte, o número triplicou, alcançando a marca de 362 mil visitantes. Mas para provar que o evento é gigantesco, já na sua quinta edição, em 1988, a Oktoberfest bateu a marca de um milhão de pessoas participando da festa.

Ainda sobre a história, as primeiras edições do evento eram organizadas em apenas um pavilhão, bem diferente do que acontece hoje em dia. Atualmente, a Oktoberfest acontece dentro do Parque Vila Germânica, onde existem quatro pavilhões. Um deles, o Eisebahn Biergarten, que foi inaugurado e estreado na edição de 2015.

Mesmo com uma estrutura bem maior, o número de visitantes obteve uma queda depois dos picos com mais de um milhão de pessoas. Além de 1988, com 1.009.057 pessoas, o ano de 1992 foi o recorde de público, com 1.010.060 pessoas. Mas a partir daí o número de participantes começou a cair, chegando neste ano, a marca de um pouco mais de 473 mil pessoas. Porém, segundo os organizadores, isso não foi um prejuízo, mas sim, uma forma de organizar melhor o evento. Além disso, atualmente existe um limite de público por dia na festa.

Porém, com a crise não só política, mas financeira instalada em todo Brasil, alguns dados são questionados e ideias maior arrecadação são anunciadas. Em uma entrevista para a Rádio Nereu Ramos de Blumenau, o ex-prefeito do município (1990 – 1992) e professor Victor Fernando Sasse, afirmou que a cidade precisa saber explorar melhor a Oktoberfest. Para ele, assim como no seu último ano de mandato, o município tem capacidade de receber um milhão de pessoas, para que assim arrecade mais e lucre mais.

“Nós botamos um milhão e cem mil pessoas na Oktoberfest. Hoje se bota quatrocentas e poucas mil. Trouxe problemas? Trouxe. Mas trouxe renda. As pessoas saiam de Blumenau, iam para a praia, casa de parentes, enfim, mas alugavam suas casas para os turistas e isso dava renda. Nós temos que valorizar o produto que temos. Os hotéis de Blumenau mal e mal conseguem sobreviver hoje, eles estão fechando”, comentou o ex-prefeito.

Ainda durante a entrevista, ele chegou a comentar sobre os problemas que o grande público maior trouxe para o município, mas reafirmou que isso é um detalhe, e que atualmente, poderia ser resolvido mais facilmente.

“Se queremos renda, queremos recursos, temos que arcar com alguma desvantagem, temos que pagar um preço por isso. Além disso, hoje a cidade é diferente, tem mais opções. Qual foi o problema? A bagunça? Hoje se dá para colocar, e tem como botar mais fiscalização e mais controle. O problema de transito irritava, mas hoje também temos problemas de congestionamentos sérios”, completou Sasse.

As falas do ex-prefeito de Blumenau acabaram trazendo uma discussão em relação ao tema. Vale a pena arriscar o sucesso da festa trazendo mais público, para uma maior arrecadação, ou a organização atual é a devida para este tipo de evento. Em também uma enquete para a Rádio Nereu Ramos, os ouvintes blumenauenses, em sua maioria, afirmaram que atualmente é a melhor forma.

Assim como eles, três comerciantes da Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, também comentam que o público reduzido, é uma forma da festa ser mais organizada e bem feita.

Confira abaixo a entrevista com os comerciantes Cristiano Rocha e Jean Costa.


Em relação aos dados recorrentes a consumo e arrecadação. Neste ano, com os 473.196 mil pessoas, foram consumidos 590 mil litros de chope. Já em 1988, com mais de um milhão de público, o consumo foi de 553.491 mil litros. Ou seja, um valor menor em vendas do principal produto da festa.

Confira abaixo um vídeo do movimento de pessoas na Oktoberfest 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário