quarta-feira, novembro 18, 2015

Home office: a revolução no ambiente de trabalho

Por Flávia Amâncio

O advento da tecnologia mudou a relação do homem do com o próprio homem, e por conseguinte, do homem com seu espaço de trabalho. Nos últimos dez anos, as empresas vêm se adaptando ao home office, trabalhar em casa não é mais uma prática incomum no mundo contemporâneo.

A partir do momento em que se descobriu como mensurar a produtividade do empregado fora do ambiente corporativo, as empresas ficaram mais dispostas a aderirem ao home office. Dentre as vantagens dessa prática está a economia: com estrutura física e vale transporte (para e empresa) e menos tempo e dinheiro gastos no trânsito (para o colaborador).

Mas o principal motivo, que deixa muitas pessoas com vontade de trabalhar no conforto de sua casa, é a qualidade de vida. Na correria e stress do dia a dia são poucos privilegiados que têm o tempo pela manhã para fazer a primeira refeição no lar logo ao acordar, ou banhar-se no meio da tarde quando o calor aumenta.

Uma pesquisa feita em 2014 pela SAP Consultoria em Recursos Humanos aponta que 36% das empresas brasileiras adotam o home office, principalmente as multinacionais. Porém, de acordo com presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, ainda são poucas as iniciativas para essa forma de trabalho no estado de Santa Catarina.

Justamente por haver tais benefícios, para o home office é necessário organização e foco. Em casa há diversas distrações: família, afazeres, visitantes, telefone etc, e por isso, quando não se define o tempo que será destinado ao trabalho e o período de lazer, as atividades se confundem e consequentemente a produtividade é reduzida.

Outra dificuldade é a contabilização das horas de trabalho, em razão da não comprovação do tempo que de fato ultrapassa a jornada de oito horas. Atualmente, quando se entra numa empresa é natural um funcionário receber celulares e notebooks corporativos, uma forma de manter o empregado sempre conectado com suas obrigações profissionais. Porém no caso do home office, na falta do controle da marcação de ponto, o risco é o funcionário não receber da empresa todas as horas trabalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário