quarta-feira, novembro 18, 2015

O jornalismo na era Web 2.0

Por Ana Claudia Rocha

Com o surgimento da Web 2.0 os profissionais que já atuavam antes dela tiveram que se adaptar às mudanças. A plataforma facilita a obtenção e circulação de informações, mas devemos ter cuidado, pois há os dois lados da moeda. Hoje, qualquer pessoa que tenha acesso a internet pode omitir sua opinião sobre qualquer assunto na rede.

As redes sociais estão cada vez mais populares, e cada uma delas tem um aspecto e objetivo diferente. No Instagram, por exemplo, o usuário pode postar fotos em momento real aonde quer que ele esteja, já no Twitter, podemos expressar nossas opiniões de assuntos diversificados em uma única frase.

Existem vários Blogs que praticam o jornalismo comunitário, onde o blogueiro não é jornalista de formação, mas ele publica assuntos de interesse da sociedade no geral. Devemos ficar atentos sempre na credibilidade do veículo, pois com essa agilidade na divulgação da informação muitas notícias não têm 100% de veracidade e em alguns casos são inventadas. Não podemos acreditar no primeiro Blog que vemos, mas devemos pesquisar e saber se aquilo realmente está correto.

Hoje é muito comum o Home Office, onde os profissionais podem trabalhar de suas próprias casas, utilizando apenas o notebook. Isso acaba gerando uma economia para a empresa, já que é uma pessoa a menos gastando luz e água. Um dos benefícios trazido pela Web 2.0 no meio jornalístico, foi o acesso facilitado as fontes. Os jornalistas podem marcar entrevistas com pessoas que não estão no mesmo local, com a ajuda do Skype, por exemplo.

O jornalista deve ficar sempre atendo as mudanças para não ficar para trás. Acredito que o jornal impresso vá chegar ao fim em algum momento, mas não acho que o jornalismo (profissional) irá acabar. Por mais que as pessoas “leigas” no assunto possam espalhar notícias, a técnica jornalística é muito importante e faz toda a diferença no ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário