quarta-feira, novembro 04, 2015

O último desfile da Oktoberfest deixa o gostinho de quero mais

Por Bruna de Miranda e Gislene Razini

Os famosos chapéus de feltro na cabeça do público, formavam um tapete visto por cima da multidão. Os mais festeiros pulavam sem se importarem em derramar o chope. As diversas músicas tocadas pelas bandas e fanfarras eram seguidas pelas vozes em coro. Uma abundância de culturas misturava-se entre as cores: preto, vermelho e amarelo.

A tradicional e maior festa alemã das américas, a 32ª Oktoberfest, da cidade de Blumenau, iniciou no dia 07 de outubro com o desfile de abertura, que se estendeu da Alameda Rio Branco até o começo da rua XV de Novembro.

Os organizadores programam todos os anos seis desfiles típicos durante os dias da festa, que são realizados nas quartas e nos sábados. Porém, este ano, na quarta-feira dia 21 de outubro, o evento foi cancelado devido a constante chuva que castigou a região e transferido para as dependências da Vila Germânica. O blumenauense enfrentou três dias de aflição, enquanto o volume do Rio Itajaí-Açú aumentava.

Mas no sábado (24) o sol voltou à Blumenau e trouxe junto com ele o sorriso da população. Apesar da ameaça de chuva e a preocupação com uma possível enchente, o público não desanimou e foi até a rua XV para prestigiar o último desfile.

Galeria de fotos:
Público na rua XV

Deolinda de Souza, que tem 62 anos e é moradora de Blumenau desde 1990, assistiu ao desfile deste sábado, e mostrou-se empolgada com as novidades apresentadas. “Eu acho muito lindo, as crianças, os trajes completos, toda a música e cultura. Eu e meu marido não deixamos de conferir nenhum ano, sempre tem coisa nova”, ela fala.

A maior concentração de público estava em frente à lanchonete Tunga, localizada ao lado do castelinho Havan. Lugar que há alguns anos é considerado o ponto de encontro dos fritz e fridas que desejam aproveitar as atrações do desfile antes da festa.

De tiara florida e com o copo de chope na mão, encontramos a paulista Vanessa Vilvert. Ela chegou na cidade na quinta-feira, e a mais de um ano ela planeja as férias para ter a oportunidade de conhecer a Oktoberfest. “É a primeira vez que eu venho a Blumenau e prestigio a festa e o desfile. Está muito bonito. É bem interessante, todo mundo caracterizado, vestido bonitinho”. Ela diz.

Confira a entrevista na íntegra abaixo:

Marcaram presença no desfile os grupos folclóricos, bandas escolares, alegorias e carruagens. Entre as novidades do desfile, uma das que mais se destacaram foi o Cucawagen, que distribuiu fatias de cuca para quem assistiu as duas horas de desfile. O vovô e a vovó Chopão, a realeza da Oktoberfest 2014 e as candidatas deste ano também participaram. Estima-se que mais 3 mil pessoas desfilaram entre as 96 atrações.

Além do desfile, os turistas aproveitaram para conhecer o comércio na rua XV. A maioria dos comerciantes estendem o horário dos estabelecimentos para atender a necessidade do público e também para lucrar durante o período da festa. Um exemplo é o comerciante Augustinho Boing, que possui um estabelecimento na rua XV há 13 anos e considera-se um amante da festa, ele lamenta que tenha acabado tão rápido. “Além das atividades no pavilhão serem maravilhosas, a Oktoberfest é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas, trazer um pouco de lucro para a cidade”. Conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário