quarta-feira, novembro 04, 2015

Os perigos da internet: Suspeito utiliza informações de rede social para cometer sequestro


Por Jotaan Sérgio da Silva.

Foto: Reprodução/Polícia Civil MG.
As redes sociais são hoje, os locais em que a maioria das pessoas passam a maior parte do seu tempo. Os jovens então, podem passar horas em frente ao computador, ou com seu smartphone na mão. Apesar de ter uma grande utilidade, em diversos aspectos, as redes sociais também podem ser perigosas, para quem não sabe utilizar de modo seguro.

Atualmente, a maior rede social do mundo é o Facebook, com mais de 1,4 bilhões de usuários. E foi por este portal que um homem teria cometido um sequestro a um garoto de 9 anos, em Ilhota (SC), no Vale do Itajaí, em maio de 2014. Peterson da Silva Machado, de 31 anos, teria colhido informações sobre a vítima pelo facebook, e em seguida planejado o crime.

Em depoimento à Polícia Civil, Machado disse ter acompanhado as postagens do menino, que tinham fotos da residência, local onde estudava e etc. Em entrevista ao Jornal de Santa Catarina, o suspeito disse ter vigiado a rede social da vítima por no máximo 10 dias.

“Comecei a descobrir pelo Facebook onde o filho estudava e o que o pai dele fazia e então decidi sequestrar o garoto. Falei para minha esposa que queria um tempo, me separei dela e comecei a investigar a família. Sabia que se eu pedisse R$ 500 mil eles teriam. Planejei tudo acompanhado ele pelo Facebook. Lá tem tudo da vida deles, tem até foto de dentro da casa família. Levei uns 10 dias para planejar tudo e fiquei três dias em Ilhota acompanhando a vida da família”, afirmou.

Além da rede social, o sequestrador acompanhou a vida do garoto, para planejar o crime, porém, foi mesmo o Facebook, que o deixou com as informações necessárias para cometer o sequestro. E isso demonstra o quanto as pessoas deve ser cuidadosas em relação as informações que são postadas nas redes sociais.

Apesar de ser um local onde as pessoas podem desabafar, ostentar ou mostrar suas atividades do dia a dia, é necessário que haja um cuidado para com quais pessoas poderão ver os compartilhamentos. O mais aconselhado é sempre privar aos amigos, os conhecidos, as informações e postagens mais intimas, e deixar para os desconhecidos apenas aquelas que apenas destacarão quem você é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário